Select Page

Infecção urinária interna 95 pessoas por dia em São Paulo

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que, em média, 95 pessoas são internadas por dia em hospitais públicos do estado em decorrência de infecções urinárias. Segundo os dados, em 2014 foram registradas 34.343 internações por causa da doença. A maioria dos internados (66,6%) são do sexo feminino, principalmente por diferença física como uma uretra mais curta, proximidade com o ânus e pelo fato de a vagina ser “desprotegida”, já que é um órgão interno, diferente do pênis.

No sexo masculino, a infecção urinária é mais comum com o avançar da idade, pois a próstata pode aumentar de tamanho e oprimir o canal urinário, fazendo com que não seja possível a eliminação de toda a urina e assim, facilitar o aparecimento de infecção.

Os principais sintomas são dor ou queimação ao urinar, dor na barriga e vontade de fazer xixi várias vezes, em pequenas quantidades. Também pode causar febre e haver presença de sangue na urina.

A infecção urinária é causada pela presença da  bactéria E.Coli (comum na flora intestinal)  no trato urinário. Passando pela uretra e atingindo a bexiga, pode chegar aos ureteres e até mesmo aos rins, fixando-se na parede desse trato e multiplicando-se. Dependendo da bactéria e do local onde ela se fixar, trará maiores ou menores consequências e sintomas.

Como o cranberry age para prevenir e tratar infecções urinárias ?

Graças à  proantocianidina, que o cranberry tem em grande quantidade, uma substância que inibe a aderência do  E.Coli nas paredes do trato intestinal, o cranberry torna-se eficaz para combater e prevenir infecções urinárias, de uma maneira natural e saudável. Ele ainda é rico em anti-oxidantes como  os flavonoides e ácidos fenólicos que combatem os radicais livres, vitaminas C e E.

Para  livrar-se deste incômodo, é recomendável ainda uma rigorosa higiene íntima, lavando a região genital após defecação, ingestão de bastante líquido, não segurar o xixi por períodos prolongados e ao urinar, esperar que a bexiga esvazie completamente.

Como no Brasil não é possível a produção do cranberry por causa do clima, a maneira mais prática, fácil e com o melhor custo X benefício, é através das cápsulas concentradas em softgel.

Saiba mais!